terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bolo nega-maluca


A primeira receita do blog não poderia ser outra: o bolo nega-maluca. Quando eu era pequena minha mãe fazia muito essa receita e eu e minha irmã festejávamos sempre que sentíamos aquele cheirinho de bolo de chocolate saindo do forno. Hoje, quem faz esse bolo em casa sou eu. É o bolo de chocolate clássico, que todo mundo adora. Gosto de fazê-lo quando vou receber meus amigos em casa, ou quando meu cunhado ou minha irmã insistem para que eu faça (confesso, eu adoro, é sinal de que o bolo realmente é bom). Enfim, o bolo nega-maluca é preferência aqui em casa, e super fácil de fazer!
Vamos à receita?

Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
- ½ xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de água fervente
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
- 4 colheres (sopa) de leite
- ½ xícara (chá) chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo:
Bata os ovos com o açúcar até ficar cremoso. Acrescente os demais ingredientes, um a um, mexendo sempre após cada adição. Intercale os ingredientes secos com a xícara de óleo e a xícara de água. Por último acrescente o fermento em pó. Misture tudo muito bem.

Despeje a massa em uma assadeira untada e leve ao forno quente para assar por aproximadamente 30 minutos.

Prepare a cobertura: junte todos os ingredientes e leve ao fogo brando, sem parar de mexer, até obter um creme.
Retire o bolo do forno e despeje a cobertura com o bolo ainda quente. Para finalizar, polvilhe chocolate granulado.



Dicas:
- Não é necessário utilizar chocolate em pó, eu costumo fazer este bolo utilizando achocolatado.
- Peneire todos os ingredientes secos.
- 4 colheres (sopa) de leite deixará a cobertura mais consistente, eu costumo colocar 5 ou 6 colheres (sopa) de leite para que fique mais cremosa.

Depois disso, é só saborear! 

 
                                    (minha irmã e cunhado aprovando a receita)

Buon Appetito! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário