quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Macarrão com brócolis


Maria Gabriela, esse prato eu fiz hoje pensando em você. Eu sei, devia ter convidado, não é? Bem, ainda dá tempo, se puder, corre aqui...rs



É um prato vegetariano, MACARRÃO COM BRÓCOLIS. Esse realmente eu faço sem receita, vou tentar descrever aqui, já que uso os ingredientes meio que na intuição, mas vamos à receita:

Ingredientes
- 500 gramas de brócolis
- Molho de tomates
- Alho
- Cebola
- Azeite
- Macarrão parafuso (ou o que tiver na despensa)

MOLHO DE TOMATES
Se estiver com pressa pode usar um molho pronto, claro. Mas eu gosto de fazer o molho assim:
- 1 lata de tomates pelados, tipo italiano, passados no processador (aquele que vem no purê, agora tem nacional, é uma delícia!)
- 4 dentes de alho amassados
- 1 cebola média bem picadinha ou batida no processador (eu bato com o alho)
- 1 colher de sopa de cheiro verde
- 1 colher de café de molho de pimenta vermelha (opcional)
- 3 colheres de sopa de Azeite
- Sal a gosto

Modo de preparo
Frite o alho e a cebola no azeite até murchar, acrescente os tomates batidos, deixe cozinhar um pouco, acrescente o cheiro verde, sal e a pimenta, uma pitada de açúcar para tirar a acidez do molho, um pouco de água e deixe em fogo mínimo para ferver bastante. (O grande segredo do bom molho de tomates é ferver até que o óleo comece a boiar no molho).

Os Brócolis:
Cozinhe os brócolis na água com uma colher de sopa de sal até ficar al dente (não cozinhe muito). Reserve.

MACARRÃO
Cozinhe o macarrão al dente. Em bastante água com sal e um fio de óleo.
Quando o macarrão estiver cozido, escorra e reserve, frite uma colher de sopa de alho picadinho em duas colheres de azeite até dourar, acrescente o brócolis, frite mais um pouco e acrescente o macarrão, misture um pouco, acrescente um pouco (ou muito; eu gosto de muito!) do molho, misture e sirva com salpicado de queijo parmesão ralado.

Hummmm... fica  muito bom!

Buon Appetito!

Um comentário: