quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Risoto de Lula


Hoje mamãezinha acordou gripada, fiz um suquinho de laranja para ela e me ofereci para fazer o almoço. Como havíamos comprado rodelas de Lula, resolvi arriscar e fazer uma receita que eu nunca havia feito: risoto de lula. 



Na verdade mamis comprou as lulas de tanto eu falar o quanto eu tinha gostado quando experimentei na Itália. Uma vez comi uma macarronada com frutos  do mar, simplesmente divino!

Bem, o risoto ficou uma delicinha. Vamos à receita:

Ingredientes

- 400g de anéis de lula
- 1 ½ xícara de arroz
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho
- 2 tomates picados sem pele
- 1 colher (chá) de orégano
- ½ limão
- ½ lata de ervilhas
- sal
- molho de pimenta
- azeite de oliva
 - cebolinha verde
- azeitonas verdes sem caroço
- queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Tempere os anéis de lula com sal, limão e pimenta a gosto. (para temperar, usei pimenta-do-reino, eu prefiro.) Deixe marinar (tomar gosto) por 15 minutos.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho, a cebola e os tomates. Em seguida, acrescente as lulas e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione arroz, salsa, azeitonas, orégano, cebolinha e água para o cozimento. Se preferir, coloque molho de pimenta a gosto e deixe ferver até que o arroz fique no ponto.
Despeje em uma forma refratária juntamente com a ervilha. Pulverize com queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.

Agora, é só saborear!

Buon Appetito! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário